Artroscopia de Quadril

Introdução

A artroscopia de quadril é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado através de pequenas incisões, utilizando-se um aparelho chamado artroscópio para visualizar o interior de uma articulação. Na artroscopia, uma fibra óptica transmite a imagem do seu quadril através de uma pequena câmera para o monitor da televisão. A imagem da TV permite que o cirurgião examine o interior do seu quadril e determine a origem do seu problema. Durante o procedimento, o cirurgião também pode inserir instrumentos cirúrgicos através de outra pequena incisão no seu quadril para remover ou reparar os tecidos lesados.

A artroscopia do quadril foi realizada pela primeira vez na primeira metade do século passado. Com os avanços dos aparelhos e a alta resolução das câmeras, o procedimento tem se tornado cada vez mais efetivo para o diagnóstico acurado e tratamento apropriado dos problemas do quadril. A parte interessante sobre artroscopia do quadril é que ela é muito menos invasiva que a cirurgia de quadril
tradicional, proporcionando uma reabilitação acelerada, uma melhora da cosmese, menos dor no pós-operatório e menos tempo de internação hospitalar. Hoje em dia, a artroscopia é um dos procedimentos ortopédicos mais comuns, cujo objetivo é o retorno do paciente o mais rápido possível as suas atividades normais.

hip_surgery

Decidindo sobre a cirurgia

Seu cirurgião ortopédico analisará os resultados de seus exames e juntamente com você, discutirá se a artroscopia será o melhor método para o tratamento do seu quadril.
Todos os riscos da sua cirurgia serão explicados assim como possíveis complicações pós operatórias.

Preparando-se para a Cirurgia

Se a artroscopia foi o método de escolha para o tratamento de sua patologia, pode-se pedir a você que faça uma revisão completa com seu médico clínico antes da cirurgia para avaliar sua saúde e
descartar quaisquer condições que possam interferir na sua cirurgia (avaliação pré operatória).

Informe ao seu médico todas as medicações que você esteja tomando e você será informado sobre qual medicação deverá parar de tomar antes da cirurgia.
Exames de sangue e eletrocardiograma, podem ser pedidos pelo cirurgião ortopédico quando necessário.

Sua Artroscopia de Quadril

Quase todas as cirurgias artroscópicas de quadril podem ser realizadas de forma ambulatorial (paciente retorna para casa no mesmo dia da cirurgia ou na manhã seguinte).
Uma secretária lhe informará todos os detalhes específicos da sua cirurgia como horário de sua chegada ao hospital e demais dúvidas que persistam.

A artroscopia pode ser realizada com anestesia regional ou geral. Mesmo nas anestesias regionais você pode optar por dormir durante a cirurgia. Os anestesistas ajudarão você a determinar qual será a melhor para você.

O cirurgião ortopédico fará 2 ou 3 pequenas incisões no seu quadril de cerca de 1 cm. Então será introduzido o artroscópio para diagnosticar apropriadamente seu problema, usando a imagem da TV como guia. Se algum procedimento for necessário, o cirurgião poderá usar uma variedade de pequenos instrumentos cirúrgicos (por ex., tesouras, lâminas motorizadas ou lasers) através da outra incisão. Esta parte da cirurgia normalmente dura entre 1 e 2 horas, dependendo da complexidade de cada caso.

Na conclusão da cirurgia, fecham-se as incisões com pontos em cada incisão e os cobre-se com um curativo. Você será encaminhado a uma sala de recuperação anestésica. Após recuperar a mobilidade das pernas você estará apto a ir para o seu quarto ou em alguns casos diretamente para sua casa.