Artroscopia de Quadril

A artroscopia de quadril é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado através de pequenas incisões, utilizando-se um aparelho chamado artroscópio para visualizar o interior de uma articulação.
Leonardo-Boschin-Artroscopia-de-quadril-INTERNA
Na artroscopia, uma fibra óptica transmite a imagem do seu quadril através de uma pequena câmera para o monitor da televisão. A imagem da TV permite que o cirurgião examine o interior do seu quadril e determine a origem do seu problema. Durante o procedimento, o cirurgião também pode inserir instrumentos cirúrgicos através de outra pequena incisão no seu quadril para remover ou reparar os tecidos lesados.

A artroscopia do quadril foi realizada pela primeira vez na primeira metade do século passado. Com os avanços dos aparelhos e a alta resolução das câmeras, o procedimento tem se tornado cada vez mais efetivo para o diagnóstico acurado e tratamento apropriado dos problemas do quadril. A parte interessante sobre artroscopia do quadril é que ela é muito menos invasiva que a cirurgia de quadril tradicional, proporcionando uma reabilitação acelerada, uma melhora da cosmese, menos dor no pós-operatório e menos tempo de internação hospitalar. Hoje em dia, a artroscopia é um dos procedimentos ortopédicos mais comuns, cujo objetivo é o retorno do paciente o mais rápido possível as suas atividades normais.

Decidindo sobre a cirurgia

Seu cirurgião ortopédico analisará os resultados de seus exames e juntamente com você, discutirá se a artroscopia será o melhor método para o tratamento do seu quadril.
Todos os riscos da sua cirurgia serão explicados assim como possíveis complicações pós operatórias.

Preparando-se para a cirurgia

Se a artroscopia foi o método de escolha para o tratamento de sua patologia, pode-se pedir a você que faça uma revisão completa com seu médico clínico antes da cirurgia para avaliar sua saúde e descartar quaisquer condições que possam interferir na sua cirurgia (avaliação pré operatória).

Informe ao seu médico todas as medicações que você esteja tomando e você será informado sobre qual medicação deverá parar de tomar antes da cirurgia.

Exames de sangue e eletrocardiograma, podem ser pedidos pelo cirurgião ortopédico quando necessário.

Sua artroscopia de quadril

Quase todas as cirurgias artroscópicas de quadril podem ser realizadas de forma ambulatorial (paciente retorna para casa no mesmo dia da cirurgia ou na manhã seguinte).

Uma secretária lhe informará todos os detalhes específicos da sua cirurgia como horário de sua chegada ao hospital e demais dúvidas que persistam.

A artroscopia pode ser realizada com anestesia regional ou geral. Mesmo nas anestesias regionais você pode optar por dormir durante a cirurgia. Os anestesistas ajudarão você a determinar qual será a melhor para você.

O cirurgião ortopédico fará 2 ou 3 pequenas incisões no seu quadril de cerca de 1 cm. Então será introduzido o artroscópio para diagnosticar apropriadamente seu problema, usando a imagem da TV como guia. Se algum procedimento for necessário, o cirurgião poderá usar uma variedade de pequenos instrumentos cirúrgicos (por ex., tesouras, lâminas motorizadas ou lasers) através da outra incisão. Esta parte da cirurgia normalmente dura entre 1 e 2 horas, dependendo da complexidade de cada caso.

Na conclusão da cirurgia, fecham-se as incisões com pontos em cada incisão e os cobre-se com um curativo. Você será encaminhado a uma sala de recuperação anestésica. Após recuperar a mobilidade das pernas você estará apto a ir para o seu quarto ou em alguns casos diretamente para sua casa.

Orientações Pré-operatórias

  1. No dia da cirurgia, traga todos os exames realizados, incluindo os de sangue e de imagem;
  2. Chegue ao hospital com 2hs de antecedência, para realizar os trâmites burocráticos;
  3. Preferencialmente, venha ao hospital acompanhado de algum familiar;
  4. Faça jejum de 8 hs (nem líquidos, balas ou chicletes …) antes do horário previsto da cirurgia;
  5. Em caso de uso regular de medicação, esta deve ser tomada normalmente com uma pequena porção de água;
  6. Tomar banho na manhã antes da cirurgia 48hs antes do horário previsto da cirurgia iniciar banho com clorexidina ou Sabofen®;
  7. Prevenção de infecção depende muito também dos cuidados de higiene pessoal: lave sempre as mãos e não coce o local da cirurgia;
  8. Não realize qualquer tipo de depilação na área perto da cirurgia nos 3 dias anteriores ao procedimento;
  9. Comer 1/2 kg de vegetais por dia iniciando nas 48 hs anteriores à cirurgia (para evitar prisão de ventre);
  10. Informe o seu cirurgião em caso de doenças prévias e/ou o uso crônico de medicações, como anticoagulantes ou anti-inflamatórios;
  11. Organize-se em casa, para evitar deslocamentos desnecessários (mercado, banco…) depois da cirurgia;
  12. Traga ao hospital algumas peças de roupas leves, que podem ser necessárias depois do procedimento;
  13. Depois da cirurgia, você usará andador ou bengala canadense. Providencie antes da realização do procedimento;
  14. Quanto mais tranquilo for seu pré-operatório, mais fácil será o pós-operatório. Portanto, tire todas suas dúvidas antes da cirurgia.

Orientações Pós-operatórias

  1. Dr. Leonardo e sua equipe estão aqui para esclarecer algumas dúvidas que podem surgir após a realização da sua cirurgia.
  2. As cirurgias demoram em média entre 1:30 e 2hs.
  3. Após o procedimento, o paciente é encaminhado para a sala de recuperação, onde permanece de 4 a 6hs. Somente após recuperado da anestesia, o paciente vai para o quarto.
  4. Você pode iniciar a movimentação das pernas tão logo comece a se recuperar da anestesia. Você não precisa e nem deve ficar absolutamente imóvel na cama.
  5. Comece realizando exercícios com os pés (puxar / empurrar) e fazendo também uma leve flexão dos joelhos. Pode ocorrer um desconforto, mas isto ajuda a ativar a musculatura e a circulação sanguínea.
  6. Não tenha medo de se movimentar na cama, desde que seja calmamente e com cuidado. Com a ajuda das mãos acomode-se e encontre a melhor posição para descansar depois da cirurgia.
  7. A internação hospitalar dura em média 2 dias.
  8. Inchaço na região da cirurgia pode aparecer alguns dias depois do procedimento, pela ação da musculatura expulsando fluidos e sangue para fora da articulação operada. Normalmente não representa problema.
  9. Mas se este inchaço for importante, especialmente na panturrilha, se a pele ficar lustrosa, comunique o cirurgião imediatamente ou procure a emergência do hospital.
  10. Eventualmente pode ocorrer um hematoma no local da cirurgia. Esse hematoma pode descer pela coxa e perna, causando dolorimento e sensibilidade aumentada na região. Não se assuste!
  11. Temos muita preocupação com infecção! Lave sempre muito bem as mãos e mantenha a higiene corporal, cuidando para não coçar o local da cirurgia. Use sempre sabonete antibacteriano.
  12. Faça curativo diário na ferida operatória, mantendo a ferida sempre seca.
  13. Coloque gelo no local da cirurgia 3 x / dia por 30 minutos, ou até mesmo de hora em hora, conforme estiver inchado e dolorido no local do procedimento.
  14. Alguns pacientes podem apresentar dificuldade para dormir nos primeiros dias depois da cirurgia: dor, desconforto e a posição na cama, podem ser fatores que podem interferir em uma boa noite de repouso. Tente relaxar, tome suas medicações prescritas para dor, evite ver TV ou usar celular 30 minutos antes de deitar. Rotina com banho a noite e gelo local antes de dormir podem ajudar. Mantenha quarto escuro, e evite bebidas alcoólicas e café a noite.
  15. Assim que autorizado, você poderá deitar de lado, sobre o lado não operado, desde que use um travesseiro entre os joelhos.
  16. Não faça movimentos intempestivos. Não cruze as pernas nem sente em cadeiras baixas. Não tente pegar objetos caídos no chão nas primeiras semanas após a cirurgia.
  17. Para usar escadas, suba com a perna não operada e desça com a perna operada.
  18. Retire tapetes, fios e mesinhas que atrapalhem deslocamento dentro de casa.
  19. Em algumas semanas, será liberado para dirigir, cuidando para manter o quadril levemente elevado em relação aos joelhos.
  20. Se necessário, coloque barras de suporte no banheiro e use o elevador de assento sanitário.
  21. Febre, falta de ar, vermelhidão na cicatriz podem ser sinais de alerta. Avise seu cirurgião se algo diferente estiver acontecendo.
  22. Desejamos uma excelente recuperação pós-operatória!

ARTROSCOPIA DO QUADRIL – TRATAMENTO DO IMPACTO FEMORO ACETABULAR

Dr. Leonardo Boschin

Ortopedista Especialista em
Quadril em Porto Alegre

Nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 1974, foi aprovado em 1° lugar para graduação em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1992 -1997). Residência médica na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (1998-2000). Especialização em Cirurgia do Quadril, Joelho e Tumores Ósseos pela Universidade Federal do Paraná (2001). Especialização em “Adult Reconstruction and Total Joints” pela University of Tennessee – USA (2001-2002).

icone estrutura completa

Estrutura Completa

icone especialidade ortopedica

Especialidades Ortopédicas

icone atuação

25 anos de atuação

imagem doutor leonardo boschin

Cirurgias do Quadril

imagem artroscopia de quadril thumb

Artroscopia de quadril

A artroscopia de quadril é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado através de pequenas incisões, utilizando-se um aparelho chamado artroscópio para visualizar o interior de uma articulação.

imagem protese de quadril thumb

Prótese de quadril

O sucesso de uma artroplastia total de quadril depende de 3 fatores críticos: escolha do paciente, escolha do implante e a técnica cirúrgica.

Blog

Procurando por um ortopedista
especialista em quadril?