Osteíte púbica
Pubalgia, também chamada de osteíte púbica ou pubeíte é a condição médica caracterizada pela ocorrência de dor na região do púbis. Os micro-traumatismos de repetição no local podem resultar em um processo inflamatório e conseqüentemente dor. Esse processo de lesão pode acometer o osso, ligamentos, cartilagem e conseqüentemente os músculos desta região que são os abdominais e adutores.
Tipicamente, os pacientes que podem apresentar este tipo de lesão são os atletas com alta carga de exercícios de repetição, especialmente aqueles que envolvem velocidade e mudança súbita de direção (como no drible, por exemplo).
O tratamento inicialmente é conservador. Repouso completo e administração de antiinflamatórios para aliviar a dor podem úteis na fase inicial dos sintomas, porém o efeito pode ser temporário e os sintomas retornam com as atividades competitivas.
A fisioterapia é extremamente útil e efetiva na maioria dos pacientes e ajuda a resolver os desequilíbrios musculares do quadril e da pelve, com fortalecimento e alongamentos musculares adequados, seguidos de exercícios aeróbicos.
A fase final inclui implementação de atividades físicas relacionadas ao gesto esportivo específico e gradual retorno ao esporte competitivo. O tratamento cirúrgico é uma opção na falha do tratamento conservador, estando indicado para casos selecionados.
Trauma
As fraturas do fêmur proximal envolvem, basicamente, as fraturas do colo do fêmur e as fraturas transtrocanterianas. Estas fraturas são tipicamente causadas por traumas de baixas energia, como as quedas da própria altura. São tipicamente fraturas de idosos, quando este perfil de paciente já apresenta um osso osteoporótico (fraco). Estas fraturas são eminentemente cirúrgicas.
As fraturas da pelve e do acetábulo envolvem basicamente a bacia. Estas fraturas são causadas por traumas de alta energia (acidente de carro, por exemplo). São fraturas graves, que envolvem pacientes politraumatizados, na qual , na grande maioria das vezes o tratamento cirúrgico está indicado.
Ortopedista Especialista em
Quadril em Porto Alegre
Estrutura Completa
Especialidades Ortopédicas
25 anos de atuação
Cirurgias do Quadril
Artroscopia de quadril
A artroscopia de quadril é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado através de pequenas incisões, utilizando-se um aparelho chamado artroscópio para visualizar o interior de uma articulação.
Prótese de quadril
O sucesso de uma artroplastia total de quadril depende de 3 fatores críticos: escolha do paciente, escolha do implante e a técnica cirúrgica.
Blog
Palestra no International Society of Hip Arthroscopy
Palestra no International Society of Hip Arthroscopy, 27 – 29 setembro de 2012. Boston/USA
Curso avançado de fratura de pelve e acetábulo em Mendoza, Argentina.
Prótese de quadril ou artroplastia de quadril – História
Embora os tratamentos das afecções do quadril datem de séculos atrás, a era moderna da...
especialista em quadril?