Bursite trocantérica

Do latim bursa (pequena bolsa), os anatomistas do século 18 utilizaram este termo para designar pequenas quantidades de fluídos ensacados entre os tendões e o osso. A função destas “bolsas” seria diminuir o atrito entre tendões e músculos sobre proeminências ósseas. Existem, no mínimo, 13 bursas constantemente presentes na região do quadril, mas as de maior interesse de estudo são 3: trocantérica, iliopectínea e isquioglútea.
Leonardo-Boschin-Bursite-trocantérica-INTERNA

DIAGNÓSTICO

A bursa esta sujeita a todo tipo de condição inflamatória que afeta as articulações sinoviais verdadeiras, como artrite reumatóide, gota, infecção e inflamação pós-traumática. A bursite trocantérica é a mais importante clinicamente, e normalmente uma das maiores causas de dor e inflamação na região do quadril.

Existem 3 bursas trocantéricas; a maior e mais importante localiza-se entre o glúteo máximo e o tendão do glúteo médio. A apresentação clínica dos sintomas é variável, mas em geral descreve uma dor contínua, localizada e profunda, que pode piorar com a posição e a atividade do paciente. Normalmente, a dor piora a noite e o paciente tem dificuldade para dormir. Esta é uma patologia que acomete freqüentemente os idosos e, o lugar comum de localização da dor é atrás e posterior ao grande trocânter, e uma pressão firme sobre o local desencadeia um intensodesconforto, auxiliando o diagnóstico.

Os exames radiológicos são negativos; entretanto, algumas vezes podem identificar a presença de calcificações. A ecografia e a ressonância nuclear magnética são os exames que podem demonstrar a presença da bursite trocantérica e em casos crônicos, a tendinose.

TRATAMENTO

O tratamento para a bursite trocantérica localizada pode envolver a injeção de uma mistura de corticóide com anestésico local. O anestésico local ajuda a diferenciar a patologia de outros problemas. O uso de antiinflamatórios também pode estar indicado. Na grande maioria dos casos a realização de fisioterapia, que muitas vezes pode ser associada com a acupuntura. Nos casos de bursite crônica refrataria ao tratamento conservador, o tratamento cirúrgico pode estar indicado.

Dr. Leonardo Boschin

Ortopedista Especialista em
Quadril em Porto Alegre

Nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 1974, foi aprovado em 1° lugar para graduação em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1992 -1997). Residência médica na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (1998-2000). Especialização em Cirurgia do Quadril, Joelho e Tumores Ósseos pela Universidade Federal do Paraná (2001). Especialização em “Adult Reconstruction and Total Joints” pela University of Tennessee – USA (2001-2002).

icone estrutura completa

Estrutura Completa

icone especialidade ortopedica

Especialidades Ortopédicas

icone atuação

25 anos de atuação

imagem doutor leonardo boschin

Cirurgias do Quadril

imagem artroscopia de quadril thumb

Artroscopia de quadril

A artroscopia de quadril é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado através de pequenas incisões, utilizando-se um aparelho chamado artroscópio para visualizar o interior de uma articulação.

imagem protese de quadril thumb

Prótese de quadril

O sucesso de uma artroplastia total de quadril depende de 3 fatores críticos: escolha do paciente, escolha do implante e a técnica cirúrgica.

Blog

Procurando por um ortopedista
especialista em quadril?